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Deu ruim para a grande imprensa: Bolsonaro vai cortar verbas

Bonificação por Volume vai ser extinta no governo Bolsonaro

Criticando  a Lei 12.232, aprovada em 2010, que trata da bonificação por volume e dá vantagens às agências de publicidade que conseguem descontos de empresas jornalísticas de acordo com a quantidade de peças negociadas, o  presidente Jair Bolsonaro (PSL),  anunciou mudanças para a imprensa como um todo, e disse que os privilégios existentes e destinados  para aqueles meios de comunicação que ele chama de “imprensa parcial”, não mais existirão. O presidente falou de democratizar as verbas publicitárias.

“Conversei com as autoridades da área econômica e vamos democratizar as verbas publicitárias. Nenhum órgão de imprensa terá direito a mais ou menos naquilo que nós, de maneira bastante racional, viremos a gastar com a nossa imprensa. Queremos sim, que vocês sejam cada vez mais fortes e isentos e não sejam, como alguns o foram no passado, infelizmente parciais. A imprensa livre é a garantia da nossa democracia. Vamos acreditar em vocês, mas essas verbas publicitárias não serão mais privilegiadas para empresa A, B ou C”, disse o presidente.

O presidente foi mais além e disse que a bonificação por volume (BV) precisa ser extinta, já que a grande imprensa usa a tal bonificação para estar sempre em vantagem.

Jargão do mercado publicitário, a sigla BV se refere às expressões “bônus por volume” ou “bonificação por volume”. Em resumo, o mecanismo funciona da seguinte forma: quanto mais publicidade uma agência destina a um veículo durante um determinado período de tempo (um ano ou um semestre), maior será a BV pago por este veículo à agência.

“Vamos buscar, junto ao parlamento brasileiro, a questão da BV (bonificação por volume), que tem que deixar de existir. Aprendi há pouco o que é isso e fiquei surpreso e até mesmo assustado. Vamos eliminar essas questões, para que a imprensa possa, cada vez mais, fazer um bom trabalho no Brasil”, completou Bolsonaro.

Os críticos do BV dizem que este tipo de pagamento leva agências a concentrarem anúncios em um mesmo veículo, mesmo que isso não atenda aos objetivos de comunicação do anunciante. Com isso, veículos menores, com menos caixa para pagar o bônus, receberiam menos anúncios. Por isso, a rede Globo seria uma das principais empresas afetada pela medida.

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