Notícias

Petrolina: Ronaldo Silva quer se tornar primeiro presidente sertanejo da UVP

O líder da bancada de situação em Petrolina, afirmou que tem diversos motivos para ser candidato a presidente da União de Vereadores de Pernambuco (UVP). Ronaldo explica que  que sempre foi contra a perpetuação de poder na UVP e por isso votou contra a chapa de Josinaldo Barbosa em 2019, apesar da vereadora Maria Elena de Alencar, da câmara de vereadores de Petrolina fazer parte da chapa, como secretaria.

A disputa pela presidência da UVP já começa a movimentar vereadores em todas as regiões do Estado de Pernambuco, e o cargo também chama a atenção dos vereadores sertanejos, principalmente os Edis  do município de Petrolina no sertão do São Francisco. Na cidade, o líder da bancada de situação, o vereador Ronaldo Silva (DEM), disse que vai disputar a presidência da entidade por discordar da terceira reeleição consecutiva do atual presidente, Josinaldo Barbosa, do município de Timbaúba.

O líder da bancada de situação em Petrolina, afirmou que tem diversos motivos para ser candidato a presidente da União de Vereadores de Pernambuco (UVP). Ronaldo explica que  que sempre foi contra a perpetuação de poder na UVP e por isso votou contra a chapa de Josinaldo Barbosa em 2019, apesar da vereadora Maria Elena de Alencar, da câmara de vereadores de Petrolina fazer parte da chapa, como secretaria.

“Em 2019, Josinaldo se lançou candidato novamente e eu já havia dito a ele em um congresso de vereadores aqui em Petrolina, que eu era contra a reeleição, e quem estava na reunião que foi realizada em Gravatá quando houve a eleição, perceberam que fui avesso ao que vinha acontecendo, fui autentico e  fiz movimento   contra a reeleição”, afirmou o vereador Ronaldo Silva..

Incentivado por diversos vereadores de outros municípios, em especial do Sertão do São Francisco, Sertão do Araripe e Sertão Central, que dizem que são esquecidos e discriminados, Ronaldo Silva não esconde o desejo de se tornar o primeiro  presidente da UVP representante dessas regiões.

O vereador lembra que essas regiões tem representatividade  e que a força política é muito forte, tanto estadual e como federal, em especial da família Coelho, e ainda assim,  nunca  conseguiram eleger um presidente da UVP. Para ele o momento é agora.

Propostas de Ronaldo Silva

Nessa conversa que tivemos com o vereador, ele mostrou suas propostas na busca da eleição. Leia:

1°- A reforma do estatuto da entidade, acabando com a reeleição, mudando para um mandato de quatro (4) anos, coincido com o início e término da legislatura

2°- criação de um conselho deliberativo

3°- criação de coordenadorias da UVP em cada região do estado

4°- fortalecimento do poder Legislativo municipal incentivando a reformulação às leis Orgânicas e Regimentos Internos

5°-prestar assessoria técnica e jurídica para implantação nas câmaras municipais de emendas impositivas aos orçamentos anuais

6°-melhorar o atendimento jurídico às câmaras municipais na elaboração de prestação de contas, e defesas junto ao Tribunal de Contas do Estado

7°-interlocução com outras câmaras de vereadores no estado, e também a nível nacional.

8°-reestruturar a casa do vereador em Recife, com estrutura para dar apoio aos vereadores que vem do interior do estado resolver qualquer problema na capital.

9°- Filiar as muitas câmaras que não fazem parte da entidade

10°-Por último ele falou , que na estrutura organizacional da UVP, tem a UVP Mulher , e que ele vai fortalecer o movimento criando coordenadorias regionais, bem como vai prestigiar e valorizar com a realização de congressos regionais em todas as regiões do estado, do mar ao Sertão do São Francisco.

“Eu respeito e até admiro os trabalhos desenvolvidos por alguns presidentes que passaram pela entidade como João Batista, Biu Farias e agora Josinaldo Barbosa , com três mandatos. Porém, vejo que é hora de trabalhar para que a UVP tenha o nível de excelência assim como acontece com a AMUPE”, conclui.

Essas são algumas ideias do vereador Ronaldo Silva, o seu programa de governo será fechado quando escolher a sua diretoria, onde de forma democrática eles vão poder opinar, para a UVP seja mais forte e participativa!

Tags

Artigos relacionados

4 pensamentos “Petrolina: Ronaldo Silva quer se tornar primeiro presidente sertanejo da UVP”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar