Política

Projeto Social Criança na rua, Não, alcança destaque na sociedade petrolinense

Criado em 2023, o Projeto social "Criança na Rua Não", no bairro Jardim Amazonas em Petrolina, atende atualmente 100 crianças.

A formação esportiva traz diversos benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. O futebol,como esporte popular e acessível em muitas comunidades, pode ser uma excelente opção para oferecer às crianças uma oportunidade de desenvolver habilidades motoras, trabalho em equipe, disciplina, respeito às regras, entre outros aspectos.
Além disso, o futebol pode ajudar a promover a saúde física das crianças, reduzir o sedentarismo e prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida. Também é uma oportunidade para as crianças aprenderem a lidar com desafios e frustrações, desenvolvendo habilidades emocionais importantes para a vida adulta.

Criado em 2023, o Projeto social “Criança na Rua Não”, no bairro Jardim Amazonas em Petrolina, atende atualmente 100 crianças, conta com diversas atividades. Daniel Andrade  é o fundador e coordenador do Projeto. Ele conta que a ideia surgiu quando viu crianças na rua  e reclamavam por não ter um espaço de aprendizagem sobre cultura e com quem brincar .

No local é possível se descobrir, entre as outras atividades oferecidas o carro chefe do projeto é o futebol.Para o fundador, a arte de jogar bola tem transformado diversas vidas pelo mundo.Satisfeito, ele fala que o divisor de águas do projeto foi ter ganhado o reconhecimento da sociedade.

“Quando ganhamos o aval das mães, dos pais e principalmente das crianças, esse foi sem dúvidas o maior prêmio, o projeto ganhou visibilidade, a partir daí começaram a surgir parcerias”, ressalta.Seminário debate atendimento à criança e ao adolescente em situação de rua em Londrina - Blog Londrina

E é assim que o local sobrevive, através de parcerias. Assim a vida e o destino de dezenas de crianças são transformados.

Lucas Silva Rodrigues, de 10 anos, está enserido no Projeto há 2 anos. O sonho dele é ser profissional. “Fazer futebol  é a coisa mais importante pra mim, eu quero ser jogador  profissional”, conta o menino  falando ainda sobre a importância do estudo, já que para fazer parte do projeto é preciso estar matriculado.

O coordenador do projeto acredita que as atividades motivam as crianças a se dedicarem mais, terem mais interesse e disciplina no colégio.

Sobre o sentimento de coordenar um projeto que ajuda tantas crianças, ele não tem dúvidas. “Gratidão, só de ver o sorriso das crianças com cada descoberta, com cada ensino novo, aprendendo e se descobrindo, é gratificante”, finaliza.

O local escolhido para ensinara a prática do esporte eé na praça da  Rua 15 do Jardim São paulo, já que por enquanto, o projeto não tem sede própria e sobrevive de doações e parcerias. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira das 19 h às 22h.

 

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar