Notícias

Petrolina 2021: Miguel Coelho admite que não priorizou ações no social e copia ações de gestores passados

O  prefeito afirmou nesta terça que quer mudar o olhar e  que todos estes investimentos vão priorizar a área dos social para que não se percam os bons índices já alcançados.

Tendo recebido o Selo Unicef em 2020, o município de Petrolina no Sertão do São Francisco quer começar o novo ano com uma prioridade: o reforço na rede de assistência social. Depois de receber diversas críticas da sociedade que a gestão não se importava com o social e, somente com obras de cal e cimento, o prefeito de Miguel Coelho, reconheceu que na sua primeira  gestão, seu olhar não foi  voltado para as ações com o social.

As críticas obtiveram resultados para a gestão em 2021, ao ponto do prefeito criar uma meta que estará entre os seis pilares apontados pela gestão para os próximos quatro anos. No plano apresentado pelo gestor, está a inclusão desde ações estratégicas até a construção de novos equipamentos sociais como CRAS, CREAS e até um novo Restaurante Popular na cidade.

O  prefeito afirmou nesta terça que quer mudar o olhar e disse  que todos estes investimentos vão priorizar a área dos social para que não se percam os bons índices já alcançados para a cidade. No quesito de desenvolvimento social, por exemplo, a gestão comemora o Indicador de Desenvolvimento dos Centros de Referência da Assistência Social (ID CRAS), cuja nota cresceu de 2,26 (em 2016), para 4,1 em 2019.

Abraça Mais e Meninos de Todos Nós

O governo municipal vai criar um novo programa de governo traz como um dos pilares temáticos os investimentos na redução de desigualdades através do ‘Petrolina Abraça Mais’. A meta é usar investimentos financeiros para implantação dos novos equipamentos físicos de assistência social e também ao resgate de programas como o ‘Meninos de Todos Nós’, que tem como meta a reinserção social de crianças em situação de rua.

Buscando gestões anteriores

Se isso se concretizar, Miguel se desfaz da imagem caricata do pai ( Fernando Bezerra), que nas suas passagens pela prefeitura, nunca se preocupou ou priorizou o social. Ao que parece, Miguel Coelho deu uma bisbilhotada nas antigas gestões de Julio Lóssio e de Odacy Amorim, onde o social foi prioritário fazendo com o município fosse visto como uma cidades que melhor cuidava da população em vulnerabilidade social em Pernambuco. Tanto é verdade que a cidade, naquelas gestões anteriores, recebeu diversos prêmios por fazer do social uma prioridade.

Exemplos

A Escola do couro que foi fechada, por exemplo,  fazia com que pessoas saíssem do anonimato alcançando profissionalização  e partissem para a área do empreendedorismo. Os programas de profissionalização para Jovens com parceria com o Sistema “S” também foi outro marco que se perdeu. Enfim! Que bom que alguém acordou e entendeu que o social é de longe, uma das matérias fundamentais para qualquer gestão que acredita no seu povo. Já era hora!

A nova  secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Gláucia Andrade, revelou que seu grande desafio é criar condições para que a assistência social seja vista como um instrumento para a garantia de direitos dos petrolinenses, e não como uma política assistencialista. “Nós tivemos várias conquistas importantes nos últimos quatro anos e acredito que a Casa Bolsa foi, sem dúvidas, um marco aqui em Petrolina. Agora, vamos continuar investindo em políticas públicas de assistência social, e acima de tudo, apoiar a população com recursos e profissionais qualificados para garantir seus direitos“, explica.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar