Notícias

Saiba por que vereadores de Petrolina são desrespeitados pelos prefeitos

Em outras cidades, não todas, os vereadores são respeitados e vistos como verdadeiros fiscais do povo. Até mesmo no Rio de Janeiro e São Paulo, vereadores ocupam posição de destaques.

A Constituição Federal garante a independência do Poder Legislativo Municipal, de competência das Câmaras Municipais. Nenhuma outra esfera pode interferir nos seus trabalhos. Essa independência só acontece dentro dos limites das suas atribuições. Por isso, as Câmaras precisam trabalhar de acordo com as leis que regem sua atuação.

A Câmara é o local mais importante de atuação dos vereadores, pois é onde exercem o papel de legisladores e de fiscalizadores da Administração Municipal. O poder de cada vereador, no entanto, é exercido nos limites da sua Câmara e de acordo com as leis que a criaram e que a organizam.

Em outras cidades, não todas, os vereadores são respeitados e vistos como verdadeiros fiscais do povo. Até mesmo no Rio de Janeiro e São Paulo, vereadores ocupam posição de destaque.

Em Petrolina, isso nunca aconteceu. Os vereadores sempre foram humilhados pelos prefeitos que pela cidade passaram e do que exerce o cargo na atualidade. Desde tempos remotos, o papel do vereador na cidade sempre foi minimizado.

Culpa dos vereadores? Talvez. Mas a grande verdade é que os prefeitos de Petrolina sempre gostaram do papel principal. Por isso, usando do poder da caneta, distribuem cargos para que os vereadores acomodem os seus e, assim, tornam os vereadores reféns de uma prática baixa e de uma politica do toma lá, dá cá.

Você já foi a alguma inauguração? Basta ver o comportamento dos prefeitos e como eles adoram falar por último nos discursos, isso para deixar a impressão que a palavra final é sempre deles.

Em se tratando de projetos, de presidência, de cargos, infelizmente, tudo passa pelo crivo dos prefeitos, repito: dos que passaram , do que exerce e daquele que vira. Porém, não espere que isso vá mudar. Geralmente os vereadores se dobram às ordens do executivo.

Outra coisa interessante é que prefeitos se acham melhores que vereadores. Os Edis são como aquele pequeno elefante que é preso por uma corda na perna e, ao crescer, continua com a mesma corda, porém, mesmo grande e forte desconhece o poder que tem.

Em suma: vereadores não se dão o respeito, continuam aceitando a mesma política.

Era para ser assim: a Constituição Federal garante a independência do Poder Legislativo Municipal, de competência das Câmaras Municipais. Nenhuma outra esfera pode interferir nos seus trabalhos. Essa independência só acontece dentro dos limites das suas atribuições. Por isso, as Câmaras precisam trabalhar de acordo com as leis que regem sua atuação.

Tags

Artigos relacionados

8 pensamentos “Saiba por que vereadores de Petrolina são desrespeitados pelos prefeitos”

  1. Um bando que devem favores no Brasil a fora aos perfeitos,pois a primeira coisas que eles fazem assim que ganham é colocar a mulher,o filho,neta, mãe, irmã e alguns apadrinhados dentro da prefeitura,como é que tem moral pra nada,se votarem contra ao prefeito pedem a boquinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar