Política

Governadora Raquel Lyra inaugura diversos equipamentos em Petrolina

Entendendo a necessidade urgentíssima, a governadora Raquel Lyra inaugurou nesta terça-feira (26) o equipamento que facilitará o acesso ao serviço para a população do Sertão pernambucano, que antes precisava se deslocar até a vizinha cidade, na Bahia, para solicitar o documento. Petrolinenses, agradecidos, estiveram presentes ao evento inaugural do PEP que agora tem sede e fica no espaço do Expresso Cidadão no Shopping em Petrolina.

Após anos sendo atendida com serviços que eram prestados somente em Juazeiro–BA, Petrolina, no sertão do São Francisco, enfim, recebe o Posto para Emissão de Passaportes. Um pedido feito há anos por diversas autoridades, até porque a cidade recebe no seu aeroporto internacional, viajantes de diversos países do mundo.

Entendendo a necessidade urgentíssima, a governadora Raquel Lyra inaugurou nesta terça-feira (26) o equipamento que facilitará o acesso ao serviço para a população do Sertão pernambucano, que antes precisava se deslocar até a vizinha cidade, na Bahia, para solicitar o documento. Petrolinenses, agradecidos, estiveram presentes ao evento inaugural do PEP que agora tem sede e fica no espaço do Expresso Cidadão no Shopping em Petrolina.

Antônio de Pádua, superintendente regional da Polícia Federal (PF) em Pernambuco, destacou o trabalho desenvolvido pela Polícia Administrativa Federal e a importância do posto para a população.

“A polícia federal, ela tem o trabalho de investigação, como a parte de polícia administrativa, a emissão de passaporte e controle de armas, controle de produtos químicos, fiscalização de segurança privada, cabe à polícia federal. Hoje nós estamos inaugurando esse posto de polícia administrativa do passaporte, nós temos um espaço para atender até 30 usuários por dia. O agendamento já está liberado a partir de amanhã, das 8h às 17h, de segunda a sexta. Nosso objetivo é ampliar e trabalhar cada vez mais pela região do Sertão”, destacou Antônio.

Segundo Pádua, a iniciativa é uma marca indelével na integração da região à circunscrição da PF em Pernambuco.

“Petrolina, Afrânio, Dormentes e Lagoa Grande, até o final do ano passado, eram municípios cuja responsabilidade de investigação de polícia administrativa era da delegacia de Juazeiro. Inclusive, quero agradecer ao chefe da delegacia de Juazeiro, Dr. Ulisses, pelo esforço que a cidade fez durante décadas, mas chegou a vez de Pernambuco. A gente gosta de ser melhor e maior, nada mais justo que Pernambuco também faça parte. Então, conseguimos avançar nesse projeto com a direção-geral, o primeiro passo foi a vinda de Petrolina para dentro da nossa circunscrição. Hoje, a delegacia de Salgueiro, que fica um pouco mais de 200 km de distância, é responsável tanto pela polícia administrativa quanto pela judiciária desses quatro municípios”, explicou Pádua.

Quem também esteve no evento foi o prefeito Simão Durando, que, em seu discurso, evidenciou as parcerias importantes para o desenvolvimento da cidade e expressou gratidão à governadora e à PF pela conquista. Ele destacou que Petrolina, sendo hoje a terceira maior cidade do estado, necessitava do serviço de emissão de passaportes.

“A cidade de Petrolina vem vivendo das parcerias. A gente queria agradecer hoje ao governo do estado, Raquel e à PF, por mais essa conquista para a cidade de Petrolina. Nos últimos censos, pulamos de cesto para a terceira maior cidade do estado de Pernambuco e nós precisávamos ter essa emissão de passaportes aqui, porque a gente tem instalação e emissão em Recife, Caruaru e Salgueiro. A gente tinha que ir para Juazeiro. Eu estava conversando com a Governadora, a gente gosta que tenha um serviço aqui na cidade de Petrolina, por isso a gente está muito feliz nessa manhã de hoje. A gente traz um abraço da cidade de Petrolina para a senhora e para todos que fazem a polícia federal. Parabéns por mais essa grande conquista estar em Petrolina”, enalteceu o prefeito Simão.

A governadora Raquel Lyra, por sua vez, listou as entregas feitas em Petrolina nesta terça-feira, além da inauguração do posto de emissão de passaportes. Ela destacou a importância de descentralizar os serviços públicos e levar mais qualidade de vida à população do Sertão.

“A gente inaugura hoje um serviço importante, quando a gente olha a sala parece algo simples, mas não é, porque quando a gente traz para cá a Polícia Federal, em parceria com a gente, um posto de emissão do passaporte. Colocamos os pés em Petrolina para permitir a realização de outros tipos de serviços, além de facilitar a vida de quem faz segurança patrimonial e outros tipos de serviços administrativos prestados pela Polícia Federal, que estará mais perto da sua área de atuação. A gente vem aqui não só para inaugurar esse novo serviço à população, vamos inaugurar leitos de UTI pediátrica, inaugurar a PE 638 nos perímetros irrigados e entregar com a Caixa Econômica Federal novas moradias através do programa Morar Bem”, reforçou a governadora.

Sobre agricultura Familiar e Mulheres

Em entrevista ao Radialista Cauby Fernandes da Ponte Fm, Raquel destacou o trabalho que está sendo desenvolvido para os agricultores familiares no sertão. Segundo ela, dentro em breve Pernambuco terá em seus cofres, 300 milhões que serão repassados para aqueles que trabalham na agricultura familiar.

“Ajudar o homem do campo é permitir que ele e sua família tenham dignidade, é permitir mais ganho. Com isso, se garante o acesso aos serviços e a invisibilidade para esse público acaba. Essa é a missão”, concluiu.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar