Notícias

Petrolina: vereadores só se elegeram por que compraram votos. Disparou Pé de Galo

Afirmando que entrou pela porta da frente e, que seu principal cabo eleitoral chama-se José Batista da Gama e, que foi assim que construiu essa eleição, o vereador não parou por aí... Ele foi mais além.

O vereador  Pé de Galo, na sessão desta quinta, 19, falou o que quis e disse que vereadores na eleição passada só conseguiram se eleger através da compra de votos. Sem citar nomes, o vereador, disse que “todo mundo sabe quais são os nomes” .

Afirmando que entrou pela porta da frente e, que seu principal cabo eleitoral chama-se José Batista da Gama e, que foi assim que construiu essa eleição, o vereador não parou por aí… Ele foi mais além.

Paradoxo

Dizendo que respeita todos os seus pares, mas que não deve satisfação a nenhum deles e somente ao povo de Petrolina, o vereador chamou a atenção do vereador Capitão Alencar que não gostou nada das frases soltas que proferiu Pé de Galo.

De pronto, Alencar, apresentou um requerimento verbal para que Pé de Galo formalize junto à Mesa Diretora quais são os vereadores que compraram votos na campanha passada, para que estes sejam processados. “Ficar jogando palavras ao vento, à imprensa, não fica bem. Novamente não fica bem”, pontuou Alencar.

O que diz a Lei?

Segundo a Lei 9.504, constitui compra de votos “a doação, o oferecimento, a promessa, ou a entrega, pelo candidato, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, de bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição”.

Se comprovada a irregularidade na justiça, há a cassação do registro ou do diploma do candidato e aplicação de multa, além do infrator ficar inelegível por oito anos.

Mas outros atos podem levar à cassação de um mandato ou do diploma, como abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, utilização indevida de veículos ou meios de comunicação, fraude ou corrupção eleitoral, prática de condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas, além de captação e gastos ilícitos de recursos eleitorais.

Tags

Artigos relacionados

2 pensamentos “Petrolina: vereadores só se elegeram por que compraram votos. Disparou Pé de Galo”

  1. Hipocrisia além do limite,quero ver o político no Brasil que não se elege comprando votos,logo esse santinho do pau oco, não sei como tem gente que ainda confia nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar