Geral

Mulher trans agredida em Petrolina. Pessoas transexuais podem usar o banheiro que quiserem?

A questão sobre pessoas transexuais e a possibilidade de utilização dos banheiros do sexo biológico oposto já está no STF

Na Cohab Massangano, na festa do São João do bairro, uma mulher trans foi agredida e impedida de usar o banheiro feminino por homens não identificados, que se diziam esposos das mulheres que estavam usando o mesmo banheiro. A confusão foi grande e só foi acabada com a chegada da polícia e da segurança do evento.

A questão  devia ter tomado  outros rumos, porém, não foi feito Boletim de Ocorrência. Esse episódio levanta mais uma vez a questão: mulheres trans podem usar o banheiro feminino? a resposta está abaixo .

QUEM SÃO AS PESSOAS TRANSEXUAIS?

Pessoas transexuais são aquelas que se identificam com o gênero oposto ao atribuído culturalmente ao seu sexo biológico. Então, se uma pessoa nasce com órgãos genitais do sexo macho, a sociedade logo já a define de homem. Se essa pessoa do exemplo não se sente um homem, mas sim uma mulher, ela é uma mulher transexual, sendo que geralmente essas pessoas sentem que seu corpo não está adequado à forma como pensam e se sentem, motivo pelo qual buscam cirurgias para que seu corpo se adeque a quem são.

STF

A questão sobre pessoas transexuais e a possibilidade de utilização dos banheiros do sexo biológico oposto já está no STF, vide o Recurso Extraordinário n.º 845.779, o qual possui repercussão geral e ainda não foi finalizado, cujo tema em discussão é:

Tema 778 – “Recurso extraordinário em que se discute, à luz dos arts. IIIVXXXXIILIV e LV, e 93 da Constituição Federal, se a abordagem de transexual para utilizar banheiro do sexo oposto ao qual se dirigiu configura ou não conduta ofensiva à dignidade da pessoa humana e aos direitos da personalidade, indenizável a título de dano moral”

Inobstante, ainda que não tenha sido finalizado o referido julgamento, já existem diversas decisões que concedem o direito da pessoa transexual de utilizarem o banheiro público no qual se sentem confortáveis.

QUAIS ARGUMENTOS EMBASAM O DIREITO DOS TRANSEXUAIS?

Os transexuais possuem o direito à igualdade (art. 5º, Constituição Federal), e isso significa que todos os indivíduos têm igual valor e por isso merecem o mesmo respeito e consideração.

Acontece que as pessoas transexuais costumam ser subjugadas pela sociedade como inferiores, o que é um absurdo, pois todos possuem o direito a serem tratados de forma igual. Isto significa que eles têm o direito de serem socialmente tratados de acordo com a sua identidade de gênero, assim como todos os demais cidadãos têm esse direito, inclusive no que se refere à utilização de banheiros de acesso público.

Ainda, as pessoas transexuais merecem ser tratadas de forma digna (art. 1º, inciso III), o que também significa expressar seu gênero da forma que acharem melhor.

ARGUMENTOS CONTRÁRIOS

Existe o argumento de que algumas mulheres iriam ficar constrangidas com as transexuais femininas utilizando o seu banheiro.

Contudo, conforme o voto do min. rel. Barroso, no recurso mencionado neste artigo, o constrangimento que alguma mulher poderia ter com uma transexual utilizando seu banheiro é bem limitado, já que as situações mais íntimas ocorrem em cabines privadas com acesso pra só uma pessoa.

No mais, ainda que haja algum constrangimento para essas mulheres, ele não pode sequer ser comparado com àquele suportado pela transexual feminina em um banheiro masculino. E esse preconceito, ao contrário do constrangimento mínimo das mulheres, atenta contra a dignidade da pessoa humana e seu direito de liberdade.

Tem ainda quem diga que essa permissão de uso do banheiro poderia gerar um risco a segurança das mulheres, pois abriria margem para que uma pessoa transexual pudesse abusar sexualmente destas mulheres ou ainda que algum homem, agindo de má fé e se autointitulando transexual, poderia cometer esse abuso.

Contudo, novamente de acordo com o voto já mencionado, não há qualquer dado concreto que ampare o temor de que pessoas trans sejam ameaças ou cometam violência contra usuárias de banheiros femininos, sendo que estas suposições são preconceituosas. Muito pelo contrário, as histórias ouvidas diariamente são as de pessoas transexuais sendo humilhadas e expulsas de banheiros.

Também, não existem dados concretos que mostrem que algum homem tenha tentado se passar por uma transexual a fim de entrar no banheiro feminino para abusar das mulheres que lá se encontram. Ainda, se isso acontecesse, as leis já iriam punir esse indivíduo pelos crimes que ele cometesse.

CONCLUSÃO

Percebe-se que não existem justificativas plausíveis para retirar os direitos de todos os transexuais pautando-se em situações hipotéticas que já são punidas pelas leis brasileiras. Além do mais, impedir que usem o banheiro com o qual se identificam seria um atentado aos direitos de igualdade, liberdade e dignidade da pessoa humana.

texto de : Henrique Gabriel Barroso e Sergio Luiz Barroso 

Tags

Artigos relacionados

21 pensamentos “Mulher trans agredida em Petrolina. Pessoas transexuais podem usar o banheiro que quiserem?”

  1. With havin so much content and articles do you ever run into any
    issues of plagorism or copyright violation?
    My site has a lot of unique content I’ve either created myself or outsourced
    but it appears a lot of it is popping it up all over
    the web without my permission. Do you know any methods to help stop content from being ripped off?
    I’d truly appreciate it.

  2. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each
    time a comment is added I get three e-mails with the same comment.
    Is there any way you can remove people from that service?
    Appreciate it!

  3. Hey are using WordPress for your blog platform? I’m new
    to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you need any coding knowledge to make your own blog?

    Any help would be greatly appreciated!

  4. Heya! I realize this is somewhat off-topic but I had to ask. Does running a well-established blog like yours take a massive amount work? I’m completely new to writing a blog but I do write in my diary on a daily basis. I’d like to start a blog so I can share my experience and thoughts online. Please let me know if you have any suggestions or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar