Notícias

Bahia receberá doses de vacinas de 3º estudo em teste contra a covid-19

Mil voluntários da Bahia e São Paulo poderão se candidatar. Estudos de Oxford e da empresa chinesa Sinovac já estão acontecendo no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (21), que mais um novo estudo de vacinas contra a covid-19 seja feito no Brasil, com a inclusão de mil voluntários distribuídos entre a Bahia e São Paulo, com idades entre 18 e 85 anos. O órgão aprovou dois novos tipos do imunizante que estão sendo desenvolvidos pelas empresas alemã BioNTech e a norte-americana Pfizer (Wyeth).

Além deste, outros dois estudos já estão em andamento do país, sendo conduzidos pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e pela empresa chinesa Sinovac Research & Development Co. Ltd., em parceria com o Instituto Butantan.

De acordo com a Anvisa, as vacinas em estudo são baseadas em ácido ribonucleico (RNA), que codifica um fragmento específico do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O RNA é traduzido pelo organismo humano em proteínas que irão então induzir uma resposta imunológica.

O estudo prevê a inclusão de cerca de 29 mil voluntários no mundo e o recrutamento destas pessoas é de responsabilidade dos centros que conduzem a pesquisa.

O ensaio clínico aprovado é um estudo no sistema de fases 1-2-3, controlado com placebo, randomizado, cego para o observador, de determinação de dose, para avaliar a segurança, a tolerabilidade, a imunogenicidade e a eficácia das vacinas candidatas contra covid-19 em adultos. Neste estudo, todas as fases em pesquisa acontecem ao mesmo tempo e o Brasil participará do teste da vacina já na fase três. O método tem como objetivo garantir mais rapidez na obtenção do imunizante.

Fases da pesquisa clínica de vacinas  

Durante a fase I, pequenos grupos de indivíduos, normalmente adultos saudáveis, são avaliados para verificação da segurança e determinação do tipo de resposta imune provocada pela vacina. Nessa fase também podem ser realizados estudos de desafio, a fim de selecionar os melhores projetos de vacina para seguirem à fase seguinte.

Na fase II, há a inclusão de um maior número de indivíduos e a vacina já é administrada a indivíduos representativos da população-alvo da vacina (bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos ou imunocomprometidos). Nessa fase é avaliada a segurança da vacina, imunogenicidade, posologia e modo de administração.

Na fase III, a vacina é administrada a uma grande quantidade de indivíduos, normalmente milhares de pessoas, para que seja demonstrada a sua eficácia e segurança, ou seja, que a vacina é capaz de proteger os indivíduos com o mínimo possível de reações adversas.

O início dos testes em seres humanos dependerá de dois fatores: aprovação no Conep, órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas, e da própria organização interna dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários. A Anvisa não define esta data.

Tags

Artigos relacionados

8 pensamentos “Bahia receberá doses de vacinas de 3º estudo em teste contra a covid-19”

  1. Magnificent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too wonderful. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it entertaining and you still take care of to keep it smart. I can not wait to read far more from you. This is actually a wonderful site.

  2. My partner and I absolutely love your blog and find many of your post’s to be exactly I’m looking for. Do you offer guest writers to write content for you? I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on most of the subjects you write related to here. Again, awesome web site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar