Notícias

Um contato de cada vez! WhatsApp impõe novo limite para encaminhar mensagem

A partir de agora, as mensagens que forem altamente replicadas poderão ser encaminhadas para apenas uma pessoa, grupo ou lista de transmissão de cada vez. Atualmente, os conteúdos trocados pelo WhatsApp podem ser reenviados pelo usuário a até cinco contatos por vez.

O WhatsApp  impôs um novo limite na hora de encaminhar mensagens que chegam pelo aplicativo, uma iniciativa que já vinha sendo ensaiada pelo serviço.

A partir de agora, as mensagens que forem altamente replicadas poderão ser encaminhadas para apenas uma pessoa, grupo ou lista de transmissão de cada vez. Atualmente, os conteúdos trocados pelo WhatsApp podem ser reenviados pelo usuário a até cinco contatos por vez.

O objetivo é restringir a capacidade de informações falsas se espalharem pela plataforma —algo que virou um problema nos últimos anos e é mais preocupante agora que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Com a medida, o serviço de bate-papo coloca em prática duas novidades.

A primeira delas é dar uma utilidade para as “mensagens encaminhadas com frequência”. A segunda é a restrição propriamente dita ao encaminhar conteúdos.Alguns conteúdos passados adiante começaram a ser classificados como mensagens encaminhadas com frequência no ano passado.

O indicativo são as setas duplas ao lado da palavra “encaminhadas”. Esse conceito nasceu nas versões de teste do WhatsApp e valia apenas para grupos. A ideia era dar aos administradores o poder para limitar o envio de conteúdos que já tivessem circulado bastante pelo aplicativo. Este tipo de mensagem tem maior chance de fazer parte de uma corrente de desinformação.

“Observamos um aumento significativo na quantidade de encaminhamentos. De acordo com nossos usuários, eles podem fazer com que eles se sintam sob pressão, além de contribuir para a disseminação de informações erradas. Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais”, afirma a empresa em comunicado.

Com o anúncio , as “mensagens encaminhadas com frequência” passam a não poder mais ser repassadas a várias pessoas de uma vez só. Como elas são mensuradas? Simples: quaisquer conteúdos que sejam enviados mais de cinco vezes caem nesse critério. A restrição também valerá para qualquer tipo de mensagem, independentemente se seu conteúdo for falso ou verdadeiro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar