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Deputado Lucas Ramos sai em defesa da Ferrovia do Sertão em Pernambuco

O deputado federal Lucas Ramos (PSB), afirmou nesta quinta, que colocou como pauta prioritária do seu mandato a defesa da conclusão da Ferrovia do Sertão – antiga ferrovia Transnordestina – no trecho que liga a cidade de Salgueiro, no Sertão Central, ao Complexo Industrial Portuário de Suape.

A decisão de aceitar que o grupo privado fizesse apenas a perna do Ceará, prejudicando Pernambuco e Suape, foi tomada no governo Bolsonaro. A imprensa  revelou a decisão do ministro Tarcísio de Freitas, hoje eleito governador de São Paulo. A decisão causou grande comoção no meio político e o governo Paulo Câmara contornou a situação chamando um grupo mineiro, que se comprometeu em contrato a realizar os investimentos e operar a linha para Suape.

 

“Este é o maior projeto de infraestrutura e logística de Pernambuco, com capacidade para ser a grande mola propulsora da geração de emprego, renda e novas oportunidades em nosso Estado nos próximos anos. Não há possibilidade de abrir mão de um investimento tão estruturador, que soma R$ 5,7 bilhões em aportes”, sustentou Lucas Ramos.

O parlamentar disse que o projeto precisa, na verdade, ser acelerado pelo Governo Federal, uma vez que é decisivo para a estratégia nacional de expansão da malha ferroviária do País. Lucas Ramos aponta ainda que as obras, desapropriações e licenciamentos ambientais estão em estágio avançado, reforçando ser muito mais viável a conclusão do que a suspensão da ferrovia.

“Outros diferenciais competitivos pernambucanos são o Terminal de Granéis Sólidos Minerais de Suape – TGSMS, cujo contrato de arrendamento foi assinado pelo Governo do Estado e a Planalto Piauí Participações, empresa do grupo Bemisa, com duração de 30 anos e com início das obras previsto para 2025”.

“Durante minha gestão na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação participei diretamente das articulações que resultaram na autorização ao Grupo Bemisa retomar as obras ferroviárias, liderando a implantação da agora chamada Ferrovia do Sertão, com 717 quilômetros de extensão, conectando a cidade de Curral Novo, no sul do Piauí, cruzando Pernambuco e seguindo até Suape, tendo a cidade de Salgueiro como grande ponto de concentração logística”.

Devolução para Suape

“No apagar das luzes do Governo Bolsonaro, foi assinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um termo aditivo ao contrato de concessão da Transnordestina Logística S/A (TLSA) estabelecendo novo cronograma de investimentos obrigatórios na Malha Nordeste. Esse Termo incuía a devolução do trecho Salgueiro até Suape”.

Histórico negativo da CSN na Malha Nordeste

Lucas Ramos citou ainda o histórico negativo das operações da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na gestão da malha ferroviária do Nordeste. Sob a responsabilidade da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), uma de suas empresas subsidiárias, estão, por exemplo, os trechos que interligavam Agreste, Mata Norte e Grande Recife em Pernambuco.

“Ferrovias que estão completamente abandonadas, fora de operação, sucateadas e vandalizadas ao longo de cidades como Caruaru e Carpina. E o pior, sem nenhum plano apresentado até o momento para sua recuperação e reativação”, disse.

do JConline

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