Notícias

Lira apoia projeto que prevê abatimento de imposto a empresas que comprarem vacina e revolta deputados

Lira passou a defender o novo projeto depois de se encontrar com empresários como Luciano Hang, da Havan, e Carlos Wizard, do Grupo Sforza

A iniciativa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de acelerar a votação de projeto que permite a compra de vacinas pela iniciativa privada sem que doem doses ao SUS deixou parlamentares perplexos e deve sofrer resistência.

 

Uma das surpresas polêmicas do projeto, apresentado pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA), é a que prevê que as empresas poderão abater o valor gasto do imposto de renda. Ou seja, o recurso que elas vão desembolsar para “furar a fila” será pago por toda a sociedade -incluindo os mais pobres.

E mais: elas poderão comprar imunizantes via importadoras para tentar acelerar a chegada ao Brasil. O pagamento feito aos intermediários elevará o preço dos imunizantes -e também poderá ser abatido do IR.

“É o camarote com dedução de imposto de renda”, diz o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP). Ele diz que “querem perpetuar um fura-fila privado”com recursos públicos. “Nenhum país do mundo permitiu isso. Nem a rainha da Inglaterra se vacinou antes das pessoas que estavam antes dela na fila.”

“É um escárnio”, diz o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “Estão trocando o PNI (Programa Nacional de Imunização, que é público e coordenado pelo Ministério da Saúde) pelo Plano Meu Pirão Primeiro”, afirma ele.

O projeto permite ainda que a iniciativa privada compre vacinas que não foram aprovadas pela Anvisa.

Casou espanto também o fato de uma lei sobre o assunto ter sido aprovada há apenas duas semanas. Ela possibilitava a compra pela iniciativa privada -desde que a metade das doses fosse doada ao SUS.

Lira passou a defender o novo projeto depois de se encontrar com empresários como Luciano Hang, da Havan, e Carlos Wizard, do Grupo Sforza.

O presidente da Câmara afirma que “na guerra, vale tudo para salvar vidas”. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou das negociações da lei já aprovada -e afirmou à reportagem que não conhece ainda os termos do projeto apresentado na Câmara.

O presidente da Câmara pretende aprovar a proposta a toque de caixa. Deputados apresentaram nesta quarta (31) um requerimento de urgência para que ela seja aprovada o mais rápido possível.

Tags

Artigos relacionados

4 pensamentos “Lira apoia projeto que prevê abatimento de imposto a empresas que comprarem vacina e revolta deputados”

  1. Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  2. Hi there, simply changed into aware of your blog through Google, and found that it’s really informative. I?m going to be careful for brussels. I will be grateful if you happen to proceed this in future. Numerous people might be benefited out of your writing. Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar