Notícias

A submissão de Jornalistas no Vale do São Francisco e Assessorias de comunicação que escondem verdades

Em Juazeiro e Petrolina, só notícias boas são veiculadas e nunca aquelas notícias que de fato são importantes para a sociedade, em especial, o povo, que a assessoria, sem dúvidas, faz questão de deixar às cegas. 

Se tem uma coisa que é real é que assessores de Comunicação de prefeituras só tem uma função: garantir que informações importantes para a população sejam travadas e trancadas a sete chaves.

Em 16 de agosto do ano passado, um assessor de imprensa foi flagrado dizendo a verdade. O flagrante custou o seu emprego. O fato aconteceu durante uma reunião da Comissão Municipal de Acesso à Informação (Cmai) da cidade de São Paulo, que reúne representantes de seis secretarias, além do gabinete da prefeitura e da Controladoria-Geral do Município, e tem como missão definir as políticas de transparência do município.

Também dá a palavra final sobre os pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI) que são negados nas duas primeiras instâncias. No áudio da reunião, que veio a público numa reportagem de O Estado de S.Paulo em 8 de novembro, o assessor de imprensa Lucas Tavares, chefe de gabinete da Secretaria Especial de Comunicação (Secom) da prefeitura de São Paulo, fala em “dificultar a vida” dos jornalistas “chatos” que fazem pedidos de informação.

Não pense você que isso só acontece no Sul e Sudeste, não mesmo! Bem aqui, no Vale do São Francisco acontece também. Na cidade de Petrolina, por exemplo, residem figuras importantes da política Nacional e, que estão ligados intimamente com o governo municipal, então, não é incomum ver as assessorias desprezando os profissionais de imprensa nas notícias importantes, tanto da prefeitura, como dessas autoridades.

Em Juazeiro e Petrolina, só notícias boas são veiculadas e nunca aquelas notícias que de fato são importantes para a sociedade, em especial, o povo, que a assessoria, sem dúvidas, faz questão de deixar às cegas. Para que se consiga uma boa matéria, jornalistas e comunicadores precisam saltar obstáculos e barreiras impostas pelas assessorias, parece até que somos atletas olímpocos.

Por exemplo: quem manda e desmanda na comunicação em Petrolina e Juazeiro, e não novidade, é um blogueiro conhecido nas duas cidade. Ele e sua empresa é quem determinam quem fala , quem escreve e como deve ser escrito  e falado nas rádios e blogs da cidade. Recentemente a empresa do blogueiro ganhou a licitação para comandar a pasta de comunicação da cidade de Juazeiro. Em Petrolina, a Petrra,que segundo informações, também está ligada ao blogueiro, é aquela que faz as pautas para a imprensa de Petrolina.

Submissão

A maioria dos blogueiros, radialistas e  grande parte dos jornalistas tem contratos com a prefeitura em Petrolina e Juazeiro, porém, não se sabe como é feito os pagamentos. E provar isso é uma batalha. Eles são absolutamente submissos às ordens e, falar a verdade pode trazer complicações nada agradáveis, a exemplo do assessor que foi demitido em São paulo (SP).

Vivemos dias terríveis, onde somos cerceados pelo poder econômico. Ou o profissional escreve aquilo de interessante ou pode ser perseguido, ver portas se fechando e ficando sem ter como sustentar sua família, sua vida. É uma tremenda luta que o profissional de comunicação trava nos dias atuais.

Poucos são os que resistem e, mesmo assim, precisam se humilhar para fazer uma matéria ali ou acolá, ainda que recebendo cusparadas na cara. Ser jornalista, ser Radialista ou Blogueiro é escolha difícil. Se colocar uma matéria desagradável, é processo, se colocar uma matéria bonita, não espere um obrigado.

Em Juazeiro e Petrolina, só notícias boas são veiculadas e nunca aquelas notícias que de fato são importantes para a sociedade, em especial, o povo, que a assessoria, sem dúvidas, faz questão de deixar às cegas.

Tags

Artigos relacionados

10 pensamentos “A submissão de Jornalistas no Vale do São Francisco e Assessorias de comunicação que escondem verdades”

  1. Good day! This post couldn’t be written any better! Reading this post reminds me of my good old room mate! He always kept talking about this. I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

  2. I’m very pleased to uncover this site. I wanted to thank you for ones time for this particularly fantastic read!!
    I definitely appreciated every bit of it and I have you book-marked to look
    at new stuff in your website.

  3. Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

  4. I am curious to find out what blog system you happen to be working with? I’m experiencing some minor security problems with my latest site and I would like to find something more risk-free. Do you have any solutions?

  5. First off I want to say great blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you don’t mind. I was curious to know how you center yourself and clear your mind before writing. I have had a hard time clearing my mind in getting my thoughts out. I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips? Thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar