NotíciasSaúde

Petrolina/Poluição: conheça os pontos saudáveis e prejudiciais para pedaladas e caminhadas

Saúde em primeiro plano

Caminhar ou pedalar nos deslocamentos é cada vez mais estimulado nas cidades. Mas há um inimigo muitas vezes invisível a esse hábito: a poluição do ar. Como o ar não é puro, será que os benefícios da atividade física são maiores do que os malefícios da maior exposição? Segundo pesquisadores, pedalar ou andar até o trabalho em algumas cidades, pode ser pior para a saúde.

Em cidades como Petrolina, em que o transito com veículos de combustão vem crescendo,  o prejuízo a longo prazo por respirar as pequenas partículas tóxicas pode ultrapassar os ganhos comuns de usar a bicicleta ou fazer caminhadas  por um tempo maior do que 30 minutos. As emissões dos motores de veículos e da indústria são as principais fontes desse tipo de poluição.

No entanto, como muitas cidades em desenvolvimento não medem adequadamente a poluição do ar, nesse ponto se incluir a Capital do Sertão. É preciso tomar cuidado para não ficar exposto às partículas tóxicas.

A verdade é que , quem se exercita continuará tendo pulmões mais saudáveis do que aqueles que ficam parados, mesmo respirando fundo um ar carregado. Isso porque os pulmões mais fortes inibem os efeitos da poluição.

De qualquer forma, o ideal é ficar atento aos caminhos e evitar pontos com grande circulação de caminhões e ônibus, quando possível. Assim, caminhadas e pedaladas seguirão como uma alternativa saudável e sustentável para os deslocamentos diários.

Os pontos mais críticos para fazer caminhadas e pedalas em Petrolina são: Avenida Honorato Viana ( Cohab Massangano), Distrito Industrial, Avenida Cardoso de Sá, Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio e Avenida da Integração. Todas com grandes fluxos de veículos.

Os pontos mais saudáveis são: Parque Josefa Coelho, Estrada do Aeroporto e Avenida Vila Eulália (no bairro com mesmo nome).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar