Notícias
Idosos cada vez mais conectados
A população brasileira está ficando mais velha. Com a expectativa de vida aumentando, há de se pensar em formas de melhorar também a qualidade de vida dos idosos. As interações com novas tecnologias podem ser a saída
As projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Brasil são de que nos tornaremos uma nação envelhecida até 2050 – passando dos atuais 12,5% da população com mais de 60 anos para 30%. Isso se dá devido ao aumento progressivo da expectativa de vida do brasileiro, que era, em 2015, conforme dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 75 anos, 5 meses e 26 dias. Com uma população cada vez mais idosa, não é possível limitar-se apenas à prevenção de doenças, mas é necessário também preocupar-se em dar ao idoso qualidade de vida.
“O idoso está vivendo mais, e isso é uma verdadeira revolução. Mas é preciso estar atento para que isso seja acompanhado de mais qualidade de vida, que dê a ele a capacidade de envelhecer dançando, namorando, viajando, interagindo socialmente”, aponta Ricardo Temóteo, pedagogo especialista em gerontologia e professor de informática para idosos na Universidade Sem Fronteiras.
Conforme o Relatório sobre Envelhecimento e Saúde da OMS, “o envelhecimento saudável é mais que apenas a ausência de doença. Para a maioria dos adultos maiores, a manutenção da habilidade funcional é mais importante”. E isso pode ser mantido ou recuperado a partir da interação com novas tecnologias como smartphones e acesso à internet.
O uso dessas mídias por brasileiro com 60 anos ou mais ainda esbarra em fatores socioeconômicos, mas apresenta tendência de crescimento. De 2008 para 2013, o percentual de idosos que acessam a internet passou de 5,7% para 12,6%, conforme o IBGE. Ao passo que cada vez mais idosos se conectam por meio da internet, estudos e especialistas mostram que a ferramenta pode, sim, trazer benefícios à saúde.
Para neuropsicóloga Amanda Barroso de Lima, professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), a saúde do idoso se sustenta em três pilares: hábitos mais saudáveis, acompanhamento médico e fatores de interação social. As novas tecnologias entram, primordialmente, no terceiro fator. “A interação social aumenta a autoestima, melhora a comunicação, a interação intergeracional, a capacidade de fazer planos de futuro. A internet é uma porta para o mundo”, analisa o pedagogo Ricardo Temóteo.
Educação digital
Pesquisadores brasileiros e ingleses acompanharam mais de seis mil idosos por um período de oito anos e aferiram que a chamada “digital literacy” (educação ou treinamento digital) reduz as perdas cognitivas e, consequentemente, o risco de morte na terceira idade.Neste Ciência e Saúde, acompanhe histórias de idosos que usam a internet para se comunicar com parentes e amigos que moram longe, ou mesmo para se manterem atualizados sobre as notícias dos mundo, e os benefícios que essa interação pode trazer.
@lingua
*Opovoonline
ラブドール 激安 The most important thing when buying wm doll is to make sure it’s legal and not from fraudulent sites. If you want to ensure the quality of your doll, it’s best to avoid s