Saúde

Menstruação: o tabu que precisa ser quebrado. Saiba tudo sobre o assunto

Cada mulher atravessa a experiência do ciclo menstrual de acordo a educação que teve. Mas, a menstruação também é sinônimo de fertilidade e saúde

A menstruação é um processo natural na vida de toda mulher, e é sinônimo de fertilidade e saúde. Por isso, é preciso falar dela sem tabu para as meninas que ainda vão viver sua primeira menstruação. Confira um super bate-papo sobre isso!

 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO

Cada mulher atravessa a experiência do ciclo menstrual de acordo a educação que teve. Mas, a menstruação também é sinônimo de fertilidade e saúde

A menstruação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher que começa ainda na puberdade. O primeiro fluxo chama-se “menarca” e, segundo a ginecologista Beatriz Andrade, é antecedida pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, que começa pelo desenvolvimento das mamas, pelos pubianos e, por fim, a menstruação.

A menarca ocorre, em média, entre 11 e 12 anos. “É considerado puberdade precoce quando esse desenvolvimento acontece antes dos oito anos. Nesses casos, um profissional deve ser procurado para decidir se esse desenvolvimento deverá ser bloqueado através de medicação”, explica a profissional.

 

SE CONHECER PARA SE AMAR

A médica esclarece, ainda que quando a recebe acompanhamento desde os primeiros estágios puberais, vai se apropriando, aos poucos, das mudanças que ocorrem em seu corpo. “Assim, quando chega a menarca, ela não vai ter vergonha das amigas e até da família”.

Essa, porém, é uma realidade bem diferente para a aposentada Ângela Cardoso. Ela conta que “na sua época”, não se falava sobre isso. “Felizmente, eu tinha uma irmã, o que facilitou o diálogo com a nossa mãe. Mesmo assim, não podíamos falar desse assunto na frente dos irmãos”, lembra.

XÔ, TABU!

De acordo com a psicóloga Maria Camila Moura, quando as meninas são educadas para entender que as alterações não serão apenas no corpo fisiológico, mas também no corpo emocional, elas conseguem se prevenir. “É bom, simplesmente, que a pauta seja naturalizada em casa. Os pais podem falar que os meninos, quando crescerem, vão fazer a barba para o resto da vida. Já as meninas, precisarão usar absorvente. Essa conversa não precisa ser algo pontual, formal… deve ser leve e natural”.

Para a estudante Maria Eduarda Viana, de 15 anos, o assunto se tornou natural. “No colégio, falamos muito e isso não é mais um tabu entre as meninas”. A xará Maria Eduarda Ribeiro concorda: “Hoje em dia, as coisas estão evoluídas e nos, meninas, temos cabeça para conversar sobre isso. Além disso, os meninos também são bem-vindos para aprender”.

As adolescentes também acreditam que a menstruação marca uma fase de amadurecimento em relação às relações sociais: “Os relacionamentos ficam mais estáveis porque vamos aprendendo a lidar com as pessoas também”, diz Maria Eduarda Viana.

“Os assuntos mudam, as saídas mudam, começam as festas de 15 anos, os “namoradinhos” e coisas que os pais tem medo de enfrentar mas que são muito naturais da nossa idade”, pontua Maria Eduarda Ribeiro.

A ginecologista Beatriz Andrade finaliza explicando que tanto a fase da primeira menstruação quanto os anos que vêm depois, devem ser encarados da forma mais natural possível. “A menstruação significa que aquela adolescente tem saúde e que, um dia, poderá ser mãe. Ela não deve ser ser vista como uma inimiga”, conclui.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar