Política

O que cada pré-candidato a prefeito poderá oferecer para Petrolina, caso eleitos em 2024?

Vamos conhecer os pré-candidatos e quais serão suas prioridades na pré-campanha e campanha em 2024. Vale salientar que, uma boa campanha, depende de uma excelente pré-campanha. Nos meses a seguir até junho de 2024, a pré-campanha fará toda a diferença.

Falta pouco menos de um ano para as Eleições 2024, quando eleitoras e eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros. O primeiro turno será no dia 6 de outubro, e, conforme prevê o artigo 16 da Constituição Federal, qualquer mudança legislativa que altere o processo eleitoral precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional com um ano de antecedência da eleição para obedecer ao princípio da anterioridade eleitoral.

A Constituição também definiu que o primeiro turno da eleição ocorrerá sempre no primeiro domingo de outubro. Só os municípios com mais de 200 mil eleitores têm, caso necessário, segundo turno, no último domingo de outubro, para o cargo de prefeito, caso nenhuma das candidatas ou candidatos ao cargo obtenha metade mais um dos votos válidos no primeiro turno.

Nesse quesito, Petrolina, a terceira maior cidade do sertão pernambucano e berço do agronegócio da fruticultura irrigada no nordeste, se prepara para a sua segunda eleição com segundo turno. A cidade possui mais de 200 mil eleitores.

Vamos conhecer os pré-candidatos e quais serão suas prioridades na pré-campanha e campanha em 2024. Vale salientar que, uma boa campanha, depende de uma excelente pré-campanha. Nos meses a seguir até junho de 2024, a pré-campanha fará toda a diferença.

 

Simão Durando busca recursos em Brasília para concluir obras e iniciar  novas intervenções - Blog do Mário Flávio Blog do Mário FlávioSimão Durando

O atual prefeito, vive, talvez, a pior fase de sua vida politica. Isso porque, toda a cidade não consegue enxergar em Simão, a personalidade dele. O prefeito, aliado ao grupo de Fernando Bezerra, não consegue se desvincular do fato que é apenas uma criatura política inventada ou criada para manter o seu grupo comandando a cidade. A coisa é tão gritante, que, nos eventos quando vem autoridades nacionais, a voz chamada para falar é a do ex-prefeito Miguel Coelho. Isso tem levantado a suspeita que Simão, não tem condições para fazer um discurso ou trazer uma fala convincente. Daí, coloca-se para falar quem realmente sabe falar.

 

O que Simão pode oferecer de novo ao povo de Petrolina?

Em suma, nada de novo! Será apenas uma “shadow” ou uma “Week speech”daquilo que já vimos na gestão e campanha anterior. Pedra e cal, cal e pedra será o viés do prefeito que ainda não aprendeu a linguagem popular. É de preocupar. Até porque, fazer o vibrar com um discurso, é tarefa mais complicada do que muitos pensa. E bom discurso, boa persuasão fazem grande diferença.

 

Júlio Lóssio - Truco2018Julio Lóssio

O ex-prefeito de Petrolina, tem um discurso acelerado e, com essa facilidade em falar, em 2009, aliado a respeitabilidade de Osvaldo Coelho, seu padrinho político, conseguiu, surpreender o ex-deputado Gonzaga Patriota em uma eleição que para o deputado estava ganha. Na sua reeleição em 2012, surfou tranquilamente na campanha, deixando nomes fortes a ver navio.

O que Julio pode oferecer de novo ao povo de Petrolina?

O ex-prefeito, foi bom para servidores e para educação, fez bom trabalho. No entanto, em se tratando de infraestrutura, foi péssimo gestor. Deixou a cidade suja, precisando mais praças, a mobilidade urbana ficou comprometida e, não fez nenhuma obra vultosa que deixasse sua marca. Até o Mercado Turístico que por ele foi inaugurado, foi construído por Odacy Amorim. Isso quer dizer, que no novo discurso, a infraestrutura seja um ponto forte na sua campanha em 2024.

Odacy Amorim diz que se mantém adversário, "mas jamais seremos inimigos",  sobre FBCOdacy Amorim

O ex-prefeito Odacy Amorim, não teve um mandato completo ao assumir a vaga deixada por Fernando Bezerra, porém, nesse breve período, fez mudanças importantes na educação quando implantou a primeira escola em tempo integral, quando acabou com a água salobra que afeta o sistema de água em tempos de chuva, quando valorizou os servidores públicos. Fez excelente gestão, ainda que pouco tempo. Foram apenas 2 anos.

 

O que Odacy pode oferecer de novo ao povo de Petrolina?

Odacy terá a oportunidade fazer um discurso aberto, haja vista que seus adversários, tem a visão elitista e não se importam muito com a base da piramide, que de verdade, é quem mexe com toda e qualquer eleição. Tem tudo para ser candidato a disputar segundo turno se o PT de Petrolina deixar.

 

Guilherme Coelho - Senador - PE - CNN BrasilGuilherme Coelho

O ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, sem dúvidas fez uma primeira gestão primorosa em Petrolina anos que ficou à frente do executivo. Como é do conhecimento de todos, os membros da família Coelho, na totalidade, não são do tipo que se preocupam com pessoas. O negócio é: crescimento, desenvolvimento e pouco serviço social.

Guilherme se elegeu por conta do pai e depois de sua morte, sucessivas tentativas de eleição culminaram em derrotas sobre derrotas.

Foi deputado federal por conta de arrumados, já que tinha ficado em suplências distantes. Foi vice de Julio Lóssio, e de lá para cá, foi cooptado pelo grupo de FBC, a quem o pai, quando vivo, detestava.

Recentemente e, mais uma vez, se afastou de FBC, para apoiar Raquel Lyra, a quem serve como assessor.

 

O que Guilherme pode oferecer de novo ao povo de Petrolina?

Guilherme não tem muito a oferecer. Seu propósito maior, hoje, é crescer o setor do agronegócio. Fato é que Guilherme pode até lançar seu nome como candidato, porém, na hora H, como não gosta de gastar em campanha, ou será vice de alguém, ou indicará um nome que lhe represente.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar