Notícias

Petrolina: a flexibilização do comércio e reabertura dos templos religiosos

Neste primeiro momento o decreto municipal estabelece que  os templos religiosos estão liberados para funcionar com 50% da capacidade.

Depois que o comércio em Petrolina começou a reabertura gradual , outras fases do plano de retomada serão postas em prática.  Inclusos nesse primeiro momento, os templos religiosos, terreiros e igrejas terão também que se adequar a essa nova realidade, onde até o momento,os cultos e celebrações estavam sendo realizadas pela internet, através de Lives, shows e cultos remotos com transmissões pela internet.

Neste primeiro momento o decreto municipal estabelece que  os templos religiosos estão liberados para funcionar com 50% da capacidade. Ainda assim, alguns templos, terreiros e templos religiosos deverão obedecer as regras impostas pelo Decreto:

1º-Deverá haver bloqueio de assentos e distanciamento dos bancos.

2º-  O decreto lembra que os fiéis não devem dar as mãos.

3º- Lembra também que a formação de grupos deve ser restrita para garantir o teto de ocupação determinado.

4º- O não cumprimento das medidas ou a ausência de um plano de contingenciamento pode resultar na suspensão do alvará de funcionamento.

Com cerca de mil templos religioso no município, o presidente da União dos Pastores de Petrolina, Juazeiro E Região (Upepe), Jailson Crispim, diz que a liberação das atividades religiosas com 50% da ocupação não é praticável.

“Não fica viável nem agora na bandeira vermelha, nem tão pouco na bandeira azul, dia 1º de julho, que no decreto diz que pode ser 100%, também fica inviável, porque na bandeira vermelha, o exemplo que eu dei, uma igreja de 100 metros, só cabe 12 pessoas, e na bandeira azul, que lá fala 100%, só vai caber 20 pessoas. Fica inviável tanto agora quanto daqui a um mês”, explicou.

Já para o Grupo Espírita de Petrolina  a decisão é neste momento não serem realizadas as reuniões.A decisão é para preservar a vida dos frequentadores e colaboradores e na segunda quinzena deste mês será divulgado um calendário de retomada gradual das atividades presenciais.

Para a comunidade católica as missas no Centro serão realizadas na igreja Catedral, que tem capacidade para mil e 500 pessoas mas terá a ocupação restrita. A paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos vai seguir todas as medidas de segurança.

“Vamos realizar a reabertura das igrejas para a celebração das santas missas, observando os quantitativo determinados pelo poder público, governo municipal, e também, todas as medidas, que visem garantir a segurança daqueles que haverão de frequentar os nossos templos para as celebrações”, esclareceu o vigário da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padre Carlos Junior.
Segundo o padre, os fiéis estão ansiosos pelo retorno das celebrações, mas cientes das limitações que o mundo enfrenta.”As pessoas estão muito ansiosas naturalmente para nutrirem a vida de fé no ambiente comunitário, no templo e igreja, e não há como prever se daqui há 15 dias, se vai puder dar o avanço. O que importa é que a gente vai estar avaliando muito seriamente, os riscos e as possibilidades, para garantir que seja feito da maneira mais adequado possível”, destacou
Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar