Política

Podemos e PSC, um só partido: para onde vão os vereadores Elismar Gonçalves e Marquinhos do N-4?

A incorporação foi formalizada em convenção marcada  no início de dezembro de 2022. Ao se tornarem uma sigla só, Podemos e PSC possuem  uma bancada de 18 deputados federais e 7 senadores. É a oitava maior bancada da Câmara.

Como todos sabem, desde de o dia 22 de novembro de 2022, o partido Podemos anunciou a incorporação do PSC e, agora, a sigla mantém o nome Podemos e adota o número de urna 20 que pertence ao PSC.

A incorporação foi formalizada em convenção marcada  no início de dezembro de 2022. Ao se tornarem uma sigla só, Podemos e PSC possuem  uma bancada de 18 deputados federais e 7 senadores. É a oitava maior bancada da Câmara.

 O calcanhar de Aquiles nas eleições de outubro, foi que o PSC não atingiu a cláusula de barreira, essa regra é fundamental e é ela  que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido necessita alcançar para manter acesso a determinadas verbas e direitos.

Ao não atingir a cláusula de barreira, o PSC perderia, em 2023, acesso aos fundos eleitoral e partidário, além do valioso  tempo na televisão, e para piorar perderia  a vaga nos debates das eleições 2024 e 2026, por exemplo. Daí a necessidade  de se refazer para manter-se vivo.

 Em Petrolina vem a pergunta: os vereadores do Podemos vão se filiar a outro partido? Sim, a pergunta é relevante pelo fato do PSC está nas mãos do vereador  Ruy Wanderley, que é totalmente fiel ao grupo de Fernando Bezerra.

A situação dos vereadores Elismar Gonçalves e de Marquinhos do N-4, é muito complicada. Será que estariam dispostos a entrarem no grupo de Fernando Bezerra, obedecendo ao que o partido determina?  Deixariam Lucas Ramos? Ou partiriam para uma nova casa política?

Ambos, desenvolvem um bom trabalho, porém,não basta ter um bom trabalho, se não tem base partidária.

Para onde vão essas aves? O ninho que agora estão, está minado! É hora de levantar vôo, porém, é bom traçar a rota, para não colidir com um chapão.

Tags

Artigos relacionados

2 pensamentos “Podemos e PSC, um só partido: para onde vão os vereadores Elismar Gonçalves e Marquinhos do N-4?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar