Política

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho visita a Amupe

A Instituição é uma entidade sem fins lucrativos, mas com uma visão empreendedora na medida que articula, orienta os municípios, participa ativamente como parceira nas decisões tomadas pela Confederação Nacional dos Municípios –CNM- sempre buscando ser o elo entre os municípios os poderes governamentais e a sociedade.

 

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, recebeu nesta terça-feira, 12 de março, o ministro de Portos de Aeroportos, Silvio Costa Filho, na sede da Associação, no Recife. Os gestores discutiram o rumo do municipalismo pernambucano por meio de parcerias entre municípios e o governo federal.

“O ministro Sílvio é um parceiro importante para a nossa luta. Os municípios de Pernambuco são gratos pela sua atuação tanto como deputado federal ou ministro. Foi uma conversa proveitosa onde podemos endossar possíveis cooperações entre os Entes Federativos”, frisou o presidente da Associação, Marcelo Gouveia. O ministro Sílvio Costa Filho parabenizou o gestor pela sua posse na Amupe e desejou um ótimo mandato à frente da entidade.

Conheça a Amupe

A história da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, teve início em 28 de março de 1967, quando um grupo de prefeitos percebeu que juntos poderiam ser mais fortes para reivindicar e buscar orientações administrativas, melhorando assim o desempenho das 184 prefeituras municipais do Estado.

A Instituição é uma entidade sem fins lucrativos, mas com uma visão empreendedora na medida que articula, orienta os municípios, participa ativamente como parceira nas decisões tomadas pela Confederação Nacional dos Municípios –CNM- sempre buscando ser o elo entre os municípios os poderes governamentais e a sociedade. O seu projeto expositivo induz desafios, muita luta e uma dose diária de criatividade para dar ao associado municipalista o senso de percepção de oportunidades.

A Amupe mantém mobilização constante para levar as reivindicações dos seus associados aos órgãos de interesse, sendo proativa, discutindo as soluções e buscando parcerias. Mantém capacitações constantes na busca da gestão mais eficiente de modo que os municípios possam ampliar os seus horizontes.

A Associação Municipalista está preparada para uma maior integração e interação com as regiões, seja através de parcerias com os consórcios e também com a iniciativa privada. Ela está aberta ao conhecimento, através de instituições como universidades, Fundações e ONGS que promovam estudos e projetos que possam melhorar a qualidade de vida dos municípios.

Da sua instalação aos dias atuais, passaram por sua administração 16 presidentes, tendo sido realizadas 17 eleições, em algumas os eleitos foram aclamados e, em outras foram votados. Cada gestão tem o período de dois anos, podendo o presidente ser reeleito. Somente os prefeitos dos municípios associados e quites com a tesouraria, podem exercer o direito de votar e serem votados. Atualmente, conta com 184 associados.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar