Política

Conheça os 5 vereadores corajosos que fizeram oposição de verdade a Fernando Bezerra e seu grupo

Muitos brasileiros não sabem o que é Oposição. Muitos, também, desconhecem seu conceito, sua forma de atuação.  Em modo muito simplista, basta dizer que: oposição é um grupo ou partido que se põe em contraposição a um governo, expressando sua discordância, desaprovação e contestação quanto às políticas e decisões adotadas pelo poder vigente.

O que faz?

O que a oposição faz é desafiar as propostas e ações do governo, tentando apresentar alternativas e promovendo um debate público e democrático. Oposição também pode significar impedimento, obstáculo, ou seja, colocar-se contrário diante de alguma situação.

Petrolina

Na terceira maior cidade de Pernambuco, Petrolina, a política sempre norteou seu desenvolvimento. A começar pela implantação dos Projetos Irrigados. Vale salientar que, o Projeto Bebedouro entrou em operação em 1968, como experiência piloto de irrigação no Vale do São Francisco, Empreendido pela SUVALE. Tudo nesse contexto só foi possível, graças a política de ocupação e manejo da terra.

De lá para cá, a cidade se popularizou pelos empreendimentos na agricultura irrigada e, aos poucos, se tornou uma máquina de fazer dinheiro com a fruticultura. Isso arregalou os olhos de quem procura lucro e dinheiro público para usar. Os lobbys feitos para que novos empreendimentos fossem alcançados, tomou dimensões antes nunca visto. É justamente nesse ponto que entra a mão nefasta da política. De olho nisso,   poucos oposicionistas se destacaram politicamente em discordar de como eram feitas as escolhas para execuções de obras na cidade. Destaque especial, vai para alguns pouco corajosos que, se levantaram contra ações de prefeitos que faziam como bem entendiam, sempre usando verbas públicas, que precisavam ser fiscalizadas com mais rigor.

Dentre eles, destacaremos  apenas 4 homens e 1 mulher, juntaram forças e não se dobraram ao poder imprimido pelos gestores municipais, que se diga de passagem, sempre se locupletaram com o que a prefeitura tem a oferecer com seus grandes recursos. Hoje, a cidade, infelizmente, não tem uma oposição de verdade. São apenas meninos brincando de ser político, porém, essa gritaria na rede social tem um pano de fundo sombrio: nos bastidores, são cooptados para não exagerarem e fazer oposição de verdade.

Quer conhecer quais vereadores fizeram oposição de verdade? Lá vai!

Primeira vereadora de Petrolina pelo Partido dos Trabalhadores a ingressar na Casa Plínio Amorim. Maria José, mãe do bancário Salomão, legislou de 1989 a 1992. Aguerrida nas seus posicionamentos, sempre foi elogiada pelo combate ao que percebia estar errado. Maria, marcou a história da política petrolinense.

 

Moldura Quadro Imagens – Download Grátis no Freepik

Nos anos de chumbo, poucos se atreviam a fazer oposição à família Coelho. Porém, Walter Lubarino, não se importou com os perigos e se tornou  um dos líderes da destemida resistência da Frente Popular. Era a resistência democrática que teve apoio de Marcos Freire e outros políticos. Walter Lubarino soube ser oposição quando a cidade gritava por uma saída.

 

 

 

Júlio Torres Adv. Petrolina/PE - Professor e Advogado - UNEB | LinkedIn

Advogado, inteligente, combativo e oposição feita com precisão. Assim se comportava Júlio Torres. Corajoso e com a Lei que sempre norteou seus passos, Júlio Torres, deixou uma marca indelével nos anais da Casa Plínio Amorim. Por ser altamente comprometido com o voto do seu eleitor, decidiu que se dedicaria ao seu ofício: advogar, defender quem o procurava no seu escritório. Quem saiu no prejuízo foi a cidade de Petrolina.

 

Outro nome que sempre foi forte na oposição, é o do Sargento Quirino. Quando vereador, Quirino foi combativo, legitimamente eleito, e foi dor de cabeça latejante para quem comandava a gestão municipal.

Perseguido pelos adversários, não conseguiu permanecer no cargo em mandatos seguintes, se dedicando a assessoria de Ranilson Ramos, bem como, atualmente, milita como assessor do deputado Federal, Lucas Ramos

 

 

Por fim, Gabriel Menezes, Locutor, Radialista e influenciador digital. Gabriel, fez oposição certeira, soube usar ferramentas digitais para fiscalizar, denunciar e levar o Ministério Publico a trabalhar mais intensamente no combate ao mau uso do dinheiro publico.

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar