Política

Fim de prazo da janela partidária, faz candidatos apertarem o pé para mudar de partido. Vereador Ruy Wanderley deixa o Podemos e vai para o DC

Conforme a Justiça Eleitoral, a filiação a uma agremiação partidária e o domicílio eleitoral são alguns dos requisitos previstos na Constituição Federal para que a pessoa seja elegível.

Estes são os últimos dias para que vereadoras e vereadores possam trocar de partido sem prejuízo do mandato e também de filiação a uma sigla partidária e com domicílio eleitoral estabelecido na circunscrição onde pretende disputar o pleito.

Até a próxima sexta-feira, 5, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição.

Conforme a Justiça Eleitoral, a filiação a uma agremiação partidária e o domicílio eleitoral são alguns dos requisitos previstos na Constituição Federal para que a pessoa seja elegível.

Em Petrolina, quem está de malas prontas para mudar de legenda é o vereador Ruy Wanderley. Ele está no momento filiado ao Podemos, porém, até o dia 5 de abril, o vereador avisou que se filiará ao partido Democracia Cristã (DC).

Ainda de acordo com Ruy, a decisão de trocar de partido não mudará a sua posição política e o vereador continuará a integrar a bancada da situação na Câmara de Vereadores. Ruy, para muitos, é considerado como aquele que sabe articular formações de partidos. Essa competência, segundo ele, foi adquirida com os anos de experiência na política. Vereador de cinco mandatos, Wanderley, vem para mais uma disputa, sabendo ele que será uma eleição nada fácil, até porque a atual legislatura tem ranhuras que foram feitas por pares inexperientes e que mancharam muito a imagem da Casa Plínio Amorim.

“O partido está preparando sua militância e organizando seu quadro de candidatos para o próximo pleito. A primeira reunião para discutir eleições de 2024 acontecerá dentro em breve. Esse é o objetivo do projeto: montar um quadro competitivo do DC em Petrolina. Todo este trabalho é realizado em conjunto com filiados, com a equipe, para podermos alcançar o nosso objetivo”, frisou.

Sobre o partido

O Democracia Cristã (DC) é um partido político brasileiro de centro-direita de orientação democrata cristã. Foi fundado em 1995 e registrado definitivamente em 1997 com o nome Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Em agosto de 2017 mudou seu nome para o atual, oficializado pelo TSE em maio de 2018. É presidido pelo empresário José Maria Eymael, que, pelo partido, já foi candidato à presidência do Brasil em seis eleições. Em janeiro de 2024 o partido contava com 171.477 filiados.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar