Notícias

“Gastronomia de Petrolina é rica”, afirma a Chef Maria Augusta Vieira

A Chef ministra vários cursos de culinária na cidade, onde , segundo ela, se percebe um movimento de maior interesse dos petrolinenses pelo apuro gastronômico. 

Hoje está difícil ligar a televisão em algum momento do dia e não ver pelo menos um programa de culinária acontecendo. Para falar um pouco sobre as influências que Petrolina vêm recebendo nesta área e ,em entrevista  com a  especialista em gastronomia,Maria Augusta Vieira, os Radialistas Vinicius de Santana e Cauby Fernandes, fizeram perguntas à Chef que, puderam trazer para os ouvintes, mais detalhes sobre a profissão.

A Chef ministra vários cursos de culinária na cidade, onde , segundo ela, se percebe um movimento de maior interesse dos petrolinenses pelo apuro gastronômico. De gosto apurado, Maria Augusta também falou sobre os detalhes, e sobre os conceitos da área e disse que é,  possível definir se um prato é bom ou ruim para além do gosto pessoal de quem come.

Maria Augusta Vieira começou sua carreira na gastronomia há mais de 25 anos, comandando o buffet e restaurante Delicados Pães e Massas Finas, em Recife.  Após uma longa pausa, retomou o comando das cozinhas em 2014, tendo chefiado cozinhas como a da Landau, além de atuado como personal chef.

 

Confira a entrevista:

Qual a diferença entre  chef de cozinha e cozinheiro  ?

Augusta: Não existe uma lei que descreva isso, mas geralmente a gente chama de chef de cozinha quem faz os cursos de bacharel ou técnico em gastronomia. Mas também chamam de chef os cozinheiros que assumem a cozinha de um restaurante. Já o cozinheiro é aquele autodidata, que aprendeu no dia-a-dia.

E qual a diferença entre gastronomia e culinária?

Augusta: É praticamente a mesma coisa, mas, por exemplo, num curso de culinária não são estudadas todas as técnicas de um curso de gastronomia. Culinária é algo mais básico, não se passa em um curso de culinária todas as técnicas de determinada área, é algo mais informal.

O que é, e como é definido, o conceito de “boa comida”? Quem define isso?

 

Augusta: É claro que cada um tem seu gosto. Mas tecnicamente é possível experimentar essa comida e perceber quais são as qualidades do prato . Posso analisar se ele está preparado de uma forma adequada, se o tempero e a consistência estão bons, se a apresentação e o aroma estão agradáveis e, se as técnicas aplicadas estão corretas.

A atual popularização e midiatização da gastronomia, principalmente pela televisão, é bom para quem trabalha na área?

Augusta: Eu acho bom, porque as pessoas estão conhecendo mais, e estão querendo aprender. Mesmo as pessoas que não gostam de cozinhar procuram, de alguma forma, inserir no seu meio a comida com alguma qualidade. Além disso, elas querem sair cada vez menos.Nesse contexto a midiatização é importante e, acaba levando muita informação.

Petrolina tem restaurantes de Alta gastronomia?

Augusta:  Podemos dizer com certeza que sim. Petrolina avançou bastante na área, e hoje temos restaurantes excelentes na cidade, produzindo uma gastronomia maravilhosa.

Artigos relacionados

7 pensamentos ““Gastronomia de Petrolina é rica”, afirma a Chef Maria Augusta Vieira”

  1. I’m not sure where you are getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for great information I was looking for this information for my mission.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar