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Petrolina: jovem conclui ensino médio,excelentes notas, mas não sabe ler e escrever;Como assim? Conheça a história de Cynthia Mariana

Milhares de estudantes brasileiros estão chegando ao ensino médio sem conseguir ler fluentemente. O levantamento foi feito com alunos das redes pública e particular para avaliar o impacto da pandemia no ensino.

Os dados sobre o aprendizado na língua portuguesa mostram um quadro preocupante: 54% dos estudantes chegaram ao terceiro ano do ensino fundamental, com idade em torno dos 8 anos, sem ter habilidades básicas de leitura, como reconhecer personagens de uma história.

E 13% dos alunos continuam sem habilidades básicas de leitura ainda no sexto ano. A avaliação mostra também que 33% – ou seja, um em cada três alunos – terminam o ensino fundamental sem conseguir ler com fluência e com dificuldades com a ortografia.

Quem é Cynthya Mariana?

Conheça a história triste de Cynthya Mariana Santos Lima, estudante que acaba de concluir o ensino médio. A jovem está com 22 anos, e sempre estudou em escolas públicas. De 2021 a 2023, cursou o ensino médio na escola estadual Dom Antonio Campelo, em Petrolina, sertão de Pernambuco. O governo estadual tem orgulho de sempre apresentar números fantásticos de aprovação de seus alunos com números surpreendentes no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB).

Vale salientar que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Voltando para o caso de Cynthya, a moça foi diagnosticada com dislexia e, desde então, a mãe sempre teve o cuidado de acompanhar o desenvolvimento da filha. Porém, o desempenho sempre foi abaixo do esperado. Por essa razão, segundo a mãe, foi orientado ao colégio a colocar um tutor sempre ao lado de Cynthya. Esse professor, segundo a mãe, sempre a acompanhava em dias de prova, o que fez com que ela tivesse sempre notas boas nas provas realizadas.

O que nos chama a atenção é que os professores sempre souberam da condição de Cynthya, e nunca tiveram a preocupação com sua leitura ou com sua ortografia.

O resultado dessa história é que a moça é agora chacoteada, sofre bullying permanente e sofre ataques constantemente.  No entanto, é mais um número positivo para o governo de Pernambuco em termos da educação. Mas, que educação é essa? Passar o aluno só por passar? Quer dizer que vale tudo para ter números positivos no IDEB? Está na hora de repensar a educação em Pernambuco.

Veja a ficha 19

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