NotíciasPolítica

Sem favoritos, eleição do TCU é realizada nesta terça-feira,14

Embora Bezerra defenda que sua postulação à indicação do Senado para o cargo de ministro de Tribunal de Contas da União preenche todos os requisitos constitucionais e critérios estabelecidos pela norma da tribunal, nos últimos dias passou a circular nos bastidores a possibilidade de que, se escolhido, o líder do governo terá que apelar a uma decisão judicial para garantir sua nomeação.

Com a saída do ministro Raimundo Carreiro, que foi escolhido para a Embaixada do Brasil em Lisboa, a vaga aberta  no Tribunal de Contas da União  está sendo disputada com muito vigor pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) e a senadora Kátia Abreu (PP-TO).

Nesta terça -feira, 14, será realizada a eleição para  escolha daquele que ocupará o tão desejado cargo. A reta final da disputa pela vaga aberta no TCU (Tribunal de Contas da União), tem deixado nervosos aqueles que estão como candidatos.

O Senado está fazendo um esforço concentrado para decidir quem ocupará o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Plenário também pode analisar outras matérias, mas a pauta de votações ainda será definida pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

“Nós faremos um novo esforço concentrado do Senado Federal para as indicações remanescentes e inclusive para a indicação do Tribunal de Contas da União também, que exigirá o esforço concentrado do Senado” disse o presidente do senado, Rodrigo Pacheco.

No Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios não há consenso. Uns torcem pela eleição de Kátia Abreu, outros pela de Fernando Bezerra e outra ala defende o nome de Anastasia. Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter sido aconselhado a não se intrometer na disputa, o governo está dividido. Não existe essa conversa de favoritismo.

Fernando Bezerra

Embora Bezerra defenda que sua postulação à indicação do Senado para o cargo de ministro de Tribunal de Contas da União preenche todos os requisitos constitucionais e critérios estabelecidos pela norma da tribunal, nos últimos dias passou a circular nos bastidores a possibilidade de que, se escolhido, o líder do governo terá que apelar a uma decisão judicial para garantir sua nomeação. Nesse cenário, o Planalto voltou a receber recados de que o melhor é se manter isento.

Apesar de senadores dizerem que não enxergam espaço para um acordo em torno de um único nome, só Anastasia formalizou sua entrada na disputa.  Kátia Abreu e Fernando Bezerra deixarão o movimento para a última hora. Aliados dos dois têm ventilado, no entanto, uma possibilidade de recuo. Ambos negam e dizem estar firmes na disputa.

Com muita convicção e honra, sou candidata à vaga de ministra do TCU pelo Senado Federal. Estou confiante na vitória e segura dos apoios firmes que tenho recebido dos meus colegas. Boatos de última hora não mudarão nosso foco. A mentira é a arma dos fracos”, declarou Kátia Abreu pelo Twitter.

 

Tags

Artigos relacionados

3 pensamentos “Sem favoritos, eleição do TCU é realizada nesta terça-feira,14”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar