EconomiaNotícias

Alfafa, a rainha das forrageiras! Drª Eunice Queiróz detalha

Em entrevista na rádio Cidade, Juazeiro da Bahia, a doutora em Zootecnia, Maria Eunice de Queiroz, em conversa com os Radialistas, Valdemar Borges e Cauby Fernandes, afirmou que a alfafa, é a saída para mudar a situação do rebanho no Semiárido brasileiro.

Eunice, disse que dentre suas características morfológicas a alfafa é uma planta perene, de crescimento ereto e herbáceo e o seu sistema radicular é profundo, sendo muito importante para mantença no ecossistema de pastagens, além de auxiliar na estrutura do solo.

“A alfafa possui além dessas características, outras que facilita seu reconhecimento em campo, sendo suas folhas com folíolos oblongos, isto é, folíolos alongados. A inflorescência da Medicago sativa é do tipo racemos e as flores possuem coloração diversas, podendo ser lilás, azul, violácea e branca, sendo a coloração branca rara”, disse.

A Dra. Maria Eunice de Queiroz, pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, afirma que a alfafa é uma solução viável para forragens. 

“A alfafa é uma planta forrageira de alta produtividade e valor nutritivo. Ela é considerada um volumoso de alto valor nutritivo e é rica em nutrientes“, comentou.

A utilização da alfafa é diversa, visto que é uma planta de alto potencial forrageiro, podendo ser para alimentação de diversas espécies de animais como bovinos, caprinos, ovinos e equinos e há diferente forças de utilização, como em pastejo, principalmente em pastejo rotacionado, forragem conservada, isto é, silagem e feno, verde picada e ofertada no cocho ou por pellets.

Para o estabelecimento da alfafa é necessário levar alguns pontos em consideração, a forrageira é considerada de alto nível tecnológico, isto é, apresenta bom valor nutritivo, mas possui altas exigências para seu cultivo, na qual para sua implantação é indispensável a correção do solo, boa concentração de nutrientes e um solo bem estruturado e drenados. Desse modo seu cultivo apresenta melhores resultados em solos de alta fertilidade, argilosos, não compactados e bem drenados

“Essa grande variedade na utilização da alfafa se dá ao fato de a forrageira ter alta aceitabilidade pelos animais, visto que mesmo de diferentes formas a ser ofertada aos animais o alimento terá boa aceitação. Além disso a alfafa é uma planta que pode ser recomendada para regiões do sul do Brasil, visto que é leguminosa de boa tolerância a geadas, sendo assim perene mesmo em condições de adversidade para outras forrageiras”, finalizou.

 Maria Eunice , Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é diretora técnica/administrativa da Empresa ALFAFATEC LTDA e professor adjunto Aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga, ganho de peso vivo, conversão alimentar, proteína bruta, feno.Consultoria em formação de campos para pastagens e fenação. depois da aposentadoria (2006) iniciou trabalhos com vistas a melhoria da alimentação dos rebanhos visando corrigir o efeito das [épocas de deficiência de alimentos de boa qualidade. A atua como consultora foi principalmente nos Estados de: Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí,. Além da orientação de formação de campos e acompanhamento em Angola ( 2014 -2015) e Cape Town( Cidade do Cabo) na África do Sul ( 2015 – 2016) . nesta com elaboração de propostas para grandes áreas.

 

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar