Notícias

Plataforma Agritech NE: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai alcançar Vale do São Francisco

Ao todo o projeto vai destinar R$ 1,4 milhões, para ações como fomento para criação de startups, promoção de mentorias, fortalecimento do ambiente de inovação no Vale de São Francisco, e capacitação de mão de obra qualificada, através de residências tecnológicas voltadas ao agronegócio.

Representantes de diversas instituições de ensino, pesquisa e inovação se reuniram ,para discutir as metas estratégicas do projeto Plataforma Agritech NE, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que terá parte das ações desenvolvidas em Petrolina. Ao todo o projeto vai destinar R$ 1,4 milhões, para ações como fomento para criação de startups, promoção de mentorias, fortalecimento do ambiente de inovação no Vale de São Francisco, e capacitação de mão de obra qualificada, através de residências tecnológicas voltadas ao agronegócio.

O encontro serviu para articular os parceiros e criar as condições necessárias para incentivar a criação das agritech’s. A iniciativa busca unir atores do setor da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e da produção agropecuária para trabalharem no alinhamento de propostas pensando soluções digitais para a agricultura e a pecuária no semiárido. Apesar do acelerado crescimento da produção agroindustrial no Vale do São Francisco, a coordenação do projeto avalia que é necessário impulsionar a inovação tecnológica para o setor no Nordeste.

A Plataforma Agritech NE surgiu a partir de um diagnóstico, elaborado pelo Polo Mangue Digital, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE). O Polo é uma ação regionalizada do Programa Rotas de Integração Nacional, do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR.

O diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Carmelo Bastos explicou que o objetivo do projeto é incentivar a criação de startups que possam ofertar soluções de base tecnológica nas cadeias de fruticultura da região. “Para isso as metas estabelecidas propõem, por exemplo, o mapeamento das necessidades dos produtores, a capacitação de recursos humanos, promoção de mentorias e até a criação de uma plataforma digital on-line para acolher o desenvolvimento de novos negócios”, ressaltou.

Carmelo destacou também, o grande esforço das instituições envolvidas no projeto, que tem como meta mudar o cenário de tecnologia no Vale de São Francisco. “Vamos desenvolver as metas e trabalhar para mudar esse cenário, que hoje conta com apenas 4% de startups, em todo país, voltadas para o agronegócio”, finalizou.

A Plataforma Agritech NE é uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para o Semiárido (Embrapa Semiárido); da Universidade de Pernambuco (UPE); do IFPE Sertão, da Univasf e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE).

Tags

Artigos relacionados

7 pensamentos “Plataforma Agritech NE: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vai alcançar Vale do São Francisco”

  1. A person necessarily help to make critically articles I might state. This is the first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the research you made to create this actual publish incredible. Magnificent task!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar